quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ensino médio não atrai jovens que estão fora da escola

Nos últimos anos, cresceu o número de jovens entre 15 e 17 anos que estão no ensino médio, etapa de ensino correspondente a essa faixa etária. Mas o número de jovens fora da escola permanece estagnado. Foi o que apontou o pesquisador Ricardo Paes de Barros, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) durante seminário promovido ontem (16) pelo Movimento Todos pela Educação e pelo Instituto Unibanco.
Segundo Paes de Barros, a taxa da população de 15 a 17 anos matriculada no ensino médio têm crescido porque mais estudantes estão terminando o ensino fundamental na idade correta. Mas a escola ainda não conseguiu atrair aquela população que desistiu de estudar, que hoje corresponde a 18%.
“Minha perspectiva é que a desigualdade está muito por trás disso. Esses 18% não estão espalhados pelo país, mas localizados em áreas específicas. São jovens de famílias pobres, que vivem em áreas mais isoladas, parte disso na zona rural. O sistema educacional atingiu um nível de inclusão dessa população que agora terá que fazer mais do que tem feito para superar isso”, defendeu Paes de Barro.
De acordo com a Agência Brasil, os especialistas presentes no evento defenderam que a escola hoje é pouco atraente para o jovem, especialmente de classes mais baixas, já que ele não tem a perspectiva de ingresso no ensino superior. Hoje, a principal função do ensino médio, é preparar os estudantes para o vestibular.
“Se você tem uma escola totalmente com viés acadêmico, voltada para a universidade, você já tem 18% que sabem que não vão para a universidade, então para que ir para uma escola que vai ensinar um monte de coisas que ele não vai utilizar na vida dele?”, questiona o pesquisador.
O presidente do Movimento Todos pela Educação, Mozart Neves Ramos, destacou que 40% dos jovens que evadiram da escola dizem ter saído por falta de interesse. O diretor de Concepções e Orientações Curriculares do Ministério da Educação, Carlos Artexes, destacou que ainda “assusta” o fato de a taxa de conclusão desta etapa ser de 50%, ou seja, metade dos jovens que entram no ensino médio não se forma.
“A escola é infantilizada e não reconhece o sujeito que ela atende. O ensino médio tem que dialogar com o jovem e é impossível que a escola tenha uma política pedagógica eficiente sem dialogar com esse aluno”, afirmou.
No ano passado foi aprovada pelo Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna o ensino médio uma etapa obrigatória da escolarização no país. Para Artexes, a legislação é importante porque demonstra um comprometimento do estado, mas “não garante que vamos ser capazes de atrair os jovens que estão fora da escola”.
“Se não melhorarmos a qualidade não adianta porque não vamos conseguir elevar as taxas de acesso”, afirmou.
Para a superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel, o ensino médio é uma “bomba-relógio” que pode comprometer o desenvolvimento econômico do país. “Nós não estamos conseguindo fazer com que a nossa juventude tenha um passaporte mínimo para entrar no moderno mercado de trabalho. Ou estancamos isso, ou o nosso país não terá condições mínimas de competitividade”, defendeu.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

ENEM - Inscrições serão abertas no dia 21 próximo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já tem data definida. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições, via internet, começam no próximo dia 21 e vão até 9 de julho. No momento da inscrição, o aluno deve informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), obrigatório.

As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.

Pessoas que necessitem de atendimento especial devem fazer o pedido no momento da inscrição. O mesmo vale para os sabatistas. No dia do exame, os que guardam o sábado devem chegar ao local de prova no mesmo horário marcado para os demais alunos, mas farão a prova somente a partir das 18h.

Segurança — De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Neto, os procedimentos de segurança na logística da prova serão reforçados. “Já estamos fazendo convênios com as secretarias de segurança pública de todos os estados, com a Polícia Federal e as Forças Armadas. Haverá também escolta durante o transporte do material”, ressaltou.

A aplicação do exame caberá novamente ao Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília e à Fundação Cesgranrio. O presidente do Inep explicou que a contratação do consórcio será feita por dispensa de licitação, já que o Enem se tornou exame de seleção, semelhante a outros vestibulares e concursos públicos, que dispensam legalmente o processo de concorrência pública.

Neto ainda afirmou que o Inep promove processo de licitação para a contratação da gráfica que vai imprimir os cadernos da prova. “Um dos requisitos no edital da licitação é que o local tenha estrutura de segurança máxima para impressão e manuseio do material”, informou. A distribuição das provas será feita pelos Correios, como no ano passado.

A taxa de inscrição no Enem será de R$ 35, a mesma de 2009. Mais informações serão divulgadas em edital, a ser publicado na próxima semana.

Jovens e adultos — O Enem também será usado para certificação de conclusão do ensino médio de jovens e adultos. A prova substitui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como já ocorreu no início deste ano. O Encceja, agora, é usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental.

Os interessados na certificação devem se inscrever no Enem e fazer as provas exatamente como os demais estudantes. A idade mínima para pleitear a certificação por meio do Enem é de 18 anos. O Inep tem firmado acordos de cooperação técnica com secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que serão responsáveis por expedir os certificados.

O Enem também será aplicado em unidades prisionais, mas em data diferente, como ocorreu na edição passada. Participarão das provas as unidades que oferecem atendimento educacional. As inscrições serão feitas por meio do coordenador de educação de cada presídio.

Assessoria de Comunicação Social MEC

quarta-feira, 9 de junho de 2010

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Na Escola José Alexandre, a participação dos alunos na realização das provas  da 1ª fase 08/06/2010 foi efetiva e esperamos ter bons resultados.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Capacitação de Educação Financeira Nas Escolas

Durante todo o dia de quarta-feira, no auditório SEINFRA, foi realizada a Capacitação de Educação Financeira nas Escolas. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação (Seduc), com o Instituto UNIBANCO, e reuniu as técnicas, do instituto, com representantes das Credess. A Escola José Alexandre estava representada pelo Coordenador Pedagógico: Ancarlos Araujo (Que será multiplicador)
O objetivo é unir a ação educativa do professor e da escola ao fazer do aluno. No programa, há competências relacionadas à dimensão espacial, focadas em organizar tanto o espaço individual da vida do aluno como o espaço nos quais interage com outras pessoas e situações de outros espaços sociais.
Nessa linha, ao tomar decisões financeiras socioambientalmente responsáveis, ele estará, ao mesmo tempo, cuidando da própria vida e causando impacto na comunidade, no país e no mundo. Ao atuar como multiplicador, leva para outros espaços o que aprendeu no âmbito individual, e assim por diante.