sexta-feira, 24 de junho de 2011

Aula de Campo: Seara da Ciência

Com o objetivo de promover o contato dos nossos alunos com um laboratório de ciências para o conhecimento de sua estrutura, seu funcionamento, sua organização e utilização dos equipamentos e estimular o interesse para as práticas realizadas na escola e o conhecimento científico. Aconteceu  no dia 22 de junho uma visita a Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará. O presente projeto estabele a inter-relação dos nossos alunos entre a teoria (sala de aula) e a prática científica (laboratório).


















quarta-feira, 22 de junho de 2011

Calendário das Avaliações Bimestrais - 2º Período


OBSERVAÇÕES:
  • As provas dos 1º anos (manhã e tarde) serão aplicadas às 7h e 13h respectivamente.
  • As provas dos 2º anos e 3º anos (manhã e tarde) serão aplicadas às 9h e 15h respectivamente.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Inep inscreve interessados em elaborar e revisar itens para a Prova Nacional de Concurso

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep/MEC informa que estão abertas as inscrições para interessados em elaborar e revisar itens para a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. Os interessados terão até o dia 1º de julho para se cadastrar pela Internet, no endereço http://bni.inep.gov.br/inscricao, para se candidatar a realizar os serviços de elaboração e revisão técnico-pedagógica ou revisão linguística de itens.

Os colaboradores selecionados trabalharão na elaboração e revisão de itens a partir de uma Matriz de Referência, que está atualmente em processo de discussão com as entidades que compõem o Comitê de Governança da prova. Essa ação se insere no processo de implementação da Prova Docente, cuja primeira aplicação está prevista para o segundo semestre de 2012.

Para se candidatar a uma vaga, é necessário ter experiência na docência na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino superior e formação em licenciatura e mestrado ou doutorado em uma das áreas indicadas no Edital (Pedagogia, Psicologia, Letras, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física, entre outras). Pedimos a sua colaboração na divulgação dessa iniciativa a todos os profissionais com esse perfil.

Todas as informações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente, bem como sobre a seleção de interessados para atuar como elaborador e revisor técnico-pedagógico ou revisor linguístico de itens, podem ser encontradas no endereço
http://portal.inep.gov.br/prova-docente.

Fonte: Inep
 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

J.A é o Campeão em Futsal Masculino nas Olímpiadas Escolares de Caucaia 2011


Realizada nos dias 16 e 17 de junho, a fase municipal das Olimpíadas Escolares 2011, que contou com a participação das escolas municipais, estaduais e particulares de Caucaia. A competição é uma iniciativa do Governo Municipal de Caucaia e da Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Esporte na Escola. A solenidade de abertura foi realizada às 12h30, no Colégio Luzardo Viana.
Participaram dos jogos alunos de 12 a 17 anos, nas modalidades de futsal, handebol, vôlei, basquete, taekwondo, karatê e judô. Os jogos serão realizados nos dias 17 e 18 de junho, em diversas escolas de Caucaia.
As Olimpíadas Escolares tem por finalidade, promover ampla mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como forma de inclusão social e estimulando a participação do aluno em atividades esportivas, além de identificar e desenvolver talentos.
Na modalidade Futsal masculino a Escola José Alexandre  foi CAMPEÃ.
Parabéns aos alunos Luan, Allison, Alison, Thiago, Ramom, Refaías, Otávio e Luis Henrique. Agradecemos a todos que apoiaram e acreditaram e em especial ao trabalho desenvolvido pelos nosso professores da Educação Física: Neto, Danúzio e Gerson.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sistema de Seleção Unificada

Você, que fez o Enem 2010 e quer fazer um curso superior, fique atento!

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas de 15 a 19 de junho de 2011.
Inscreva-se! São 26.336 vagas em universidades federais e estaduais e institutos federais para ingresso no 2º semestre de 2011.
A lista das instituições participantes e as vagas ofertadas já estão disponíveis no portal do Sisu.
Acesse o site sisu.mec.gov.br
Atenção! Para inscrever-se no Sisu, é necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem 2010.
Antecipe-se! Estas informações já podem ser recuperadas no site do Enem 2010.

Mais informações sobre o Sisu, acesse sisu.mec.gov.br.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto Cordel & Arte

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura proporcionando a capacidade de produção textual a escola desenvolveu a Projeto Cordel & Arte.
A literatura de Cordel faz parte do romanceiro popular do Nordeste e teve sua origem nos romances portugueses em versos, os quais surgiram em sua expressão oral, sendo depois passadas para a escrita.
Contamos com a presença do cordelista Arievaldo Viana e da cantoria do repentista Zé Maria de Fortaleza. Os nossos alunos produziram e encenaram uma peça teatral sobre a temática.






terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto Cordel & Arte (Visita ao Dragão do Mar)










Ao visitarem o Centro Cultural Dragão do Mar (02/02/2011), os nosso alunos, além da oportunidade de admirar a beleza artística e estética próprio Centro, apreciaram exposições que abordavam os seguintes temas: xilogravura, brinquedoteca e vaqueiros. Tal experiência foi de extrema valia para o nosso corpo discente, pois puderam ter maior contato com obras que envolvem a cultura regional, percebendo a interação com seu próprio cotidiano de forma interdisciplinar através das mais variadas formas de conhecimento.