terça-feira, 26 de outubro de 2010

Escola José Alexandre no Diário do Nordeste

Moringa é tema de pesquisa

(matéria publicada no caderno Regional 24/10/10)


Apontada como "milagre da natureza", a moringa oleifera é objeto de pesquisa em Caucaia e fonte de alimento

Nesta semana, estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil comemoraram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. Muitos trabalhos foram apresentados e debatidos como alternativas à sustentabilidade. Aqui no Ceará, destaque para as experiências de pesquisa e divulgação da moringa oleifera, planta mundialmente conhecida por suas ricas propriedades nutricionais e medicinais. Alunos da Escola de Ensino Médio José Alexandre, do Distrito de Capuan, em Caucaia, sob coordenação da bióloga e professora do Centro Vocacional Tecnológico (CVTec), Priscila Carvalho Holanda, realizam o projeto "Moringa oleifera - Um milagre da natureza", apresentado durante a semana.

Os estudantes divulgam a planta e repassam ensinamentos sobre o consumo e utilização medicinal, com distribuição de sementes e mudas.


A bióloga Priscila Carvalho Holanda e estudantes da Escola José Alexandre divulgam planta e seus benefícios, por meio de palestras, encontros e de materiais informativos.

Conscientização

Desde 2009 a escola implementa um projeto de revitalização ambiental e paisagista, com apoio do Centro Vocacional Tecnológico (CVTec), de São Gonçalo do Amarante. Dentre as ações, os estudantes e professores implantaram um borboletário e uma coleção de plantas. Entre elas, as ornamentais. A ideia foi transformar a escola em um laboratório vivo. "Lá dentro a gente trabalha essa questão do laboratório vivo e por isso o borboletário e a coleção de plantas", justifica a bióloga. Até então, a árvore moringa, de beleza exuberante e crescimento rápido, foi plantada no pátio da escola para embelezar o local. Foi durante a Semana do Meio Ambiente deste ano, comemorada em junho, que a descoberta das riquezas nutricionais da moringa veio à tona para os alunos e professores.

Durante a semana, "a proposta do CVTec foi da escola plantar uma árvore que tivesse a característica de sequestradora de carbono, o CO², e nós escolhemos a moringa. Foi aí que começou essa descoberta. Nós não sabíamos das propriedades, somente da beleza e do crescimento", afirmou a bióloga. Para o estudante e bolsista do projeto, Raimundo Nonato de Sousa de Paiva, também conhecido como Flamel, a descoberta veio ajudar na nutrição da comunidade: "desenvolvemos um projeto para incluir a moringa na alimentação da comunidade e na merenda escolar, devido aos seus valores nutricionais. Temos algumas pessoas que estão precisando de vitaminas e estão se alimentando com a moringa".

A moringa oleifera é uma hortaliça arbórea, da família das leguminosas, assim como o feijão, que tem diversas utilidades: pode produzir óleos, biocombustível, madeira, papel, frutos, fibras, alimentos, além de sombra e água fresca. Ou melhor, purificar água suja para deixá-la própria para o consumo humano. Quase todas as partes da moringa são comestíveis, exceto o caule, que é utilizado em artesanatos.

Características

Originária da Índia, em uma região com características parecidas com a do sertão do Brasil, onde chove pouco e em um curto período do ano, a planta é da família da Moringaceae. Foi trazida ao Brasil como planta ornamental na década de 1950. É conhecida por diversos nomes: lírio-branco e quiabo de quina, em algumas partes do Nordeste brasileiro; em inglês é chamada de drumstick (baqueta), devido o formato do fruto parecer com uma baqueta de tambor.

Estudos

Segundo a bióloga, muitos estudos já estão em desenvolvimento no Brasil e em outros lugares do mundo, para comprovação do valor proteico, coagulante e antibiótico, além de purificador de água, da moringa oleifera. Mesmo sem comprovação de seus benefícios, a planta já faz parte da alimentação de muitos povos da África, Ásia e América Central. "Na África ela é muito utilizada no tratamento da aids, não porque cura. Mas ela é boa para doenças autoimunes e também pelo fato dela fortalecer o organismo da pessoa", disse. Além de fortalecer o organismo, a planta tem, entre suas propriedades, um alto poder coagulante e antibiótico.

Nutrição

"Temos algumas pessoas que estão precisando de vitaminas e estão se alimentando com moringa".

Raimundo Nonato de Sousa
Estudante do 2º ano e bolsista do projeto

"Ela deve ser implementada na alimentação da comunidade e pode diminuir a mortalidade infantil".

Luis Vinícius de Oliveira
Estudante do 2º ano e bolsista do projeto

MAIS INFORMAÇÕES

Escola de Ensino Médio José Alexandre, Capuan, Caucaia

(85) 3101.3386

CVTec São Gonçalo - (85) 3315.4503

NUTRIENTES EM ALTA
Árvore é rica em vitaminas

As flores, folhas, vagens, raiz e sementes de moringa são altamente nutritivas. São fontes significantes de betacaroteno, vitaminas A e C, proteínas, ferro e potássio. A folha da moringa oleifera tem uma quantidade de proteínas equivalente a carne de boi, presente em 27% de sua composição. O conteúdo de vitamina A é quatro vezes maior que a de uma cenoura. Para se ter uma ideia, é considerada a maior quantidade de vitamina A encontrado nos vegetais comestíveis. A moringa tem 23 mil ui (unidades internacionais) por 100 gramas de folhas maduras, contra 5 mil ui do brócolis e 3,7 mil da cenoura. Elas são, ainda, fonte de fósforo, cálcio, ferro e vitamina C.


A planta tem, ainda, quatro vezes mais cálcio do que o leite e três vezes mais potássio do que a banana. "A banana é muito conhecida pelo potássio, que são componentes importantes para o equilíbrio da pessoa", segundo a bióloga Priscila Carvalho Holanda, complementando que a planta tem "mais ferro do que o espinafre, além disso, fósforo, zinco, vitamina C, vitamina E, entre outros".

Para Luís Vinícius de Oliveira Miranda, o mais interessante é que todas as partes da planta são aproveitadas. E isso eles estão divulgando e inserindo, aos poucos, na comunidade de Capuan. "As folhas servem para fazer sucos, molhos e sopas. A madeira é a única parte da planta que não é comestível, mas é utilizada para fabricação de bolsas, artesanatos e fibras. A resina serve como remédio e tempero. Ela é extraída quando corta o tronco. As folhas já nos dá uma quantidade de nutrientes presentes em diversos alimentos e é muito importante também a semente para purificar a água", disse. Para ele, a planta "deve ser implementada na alimentação das crianças, na merenda escolar e pode diminuir a mortalidade infantil".

Um outro benefício da planta "milagrosa" é no combate ao envelhecimento. As propriedades antibacterianas presentes em folhas e sementes, associadas a outras vitaminas, combatem os radicais livres.

Para difundir a utilização da planta, o projeto produziu 1.000 folders educativos, por meio de uma parceria com Instituto Centec, CVTec de São Gonçalo e a Fundação Deusmar Queiróz. Nesta última semana, palestras, degustações e distribuição de mudas e sementes foram realizados para alunos, pais e professores. No CVTec de São Gonçalo, um grupo de pesquisa da moringa foi formado para estudos sobre a planta. O próximo passo da equipe é "aprofundar a pesquisa e procurar os trabalhos científicos, para fortalecer a base científica na área nutricional e medicinal, o que está mais consolidado e continuar distribuindo a planta", finalizou Priscila Carvalho.
Fonte: 
Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário